Um grupo de investigadores italianos a trabalhar em conjunto com a Agência Espacial Europeia anunciou a descoberta de água em estado líquido em Marte através de um estudo publicado na revista Science, confirmando assim as esperanças de múltiplos especialistas ao longo dos últimos anos.
O lago em questão foi detetado a uma profundidade de 1.5 quilómetros abaixo da superfície de Marte, junto ao polo sul do planeta.
Como nota o MIT Technology Review, os investigadores que estudavam o ‘Planeta Vermelho’ já haviam conseguido encontrar pequenas quantidades de gelo na atmosfera. Faltava, porém, a confirmação que se podia encontrar água no planeta propriamente dito.
A descoberta foi feita graças ao instrumento Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionosphere Sounding (MARSIS) a bordo da aeronave Mars Express, a qual tem enviado ondas de rádio na esperança que o respetivo reflexo confirme a existência de água. O estudo em questão captou sinais semelhantes aos verificados em lagos subterrâneos na Antártida e Gronelândia.
Mesmo que tenha sido encontrada água em estado líquido isto não significa que os futuros colonos da Terra consigam aproveitá-la para beber. O motivo por que esta água não se encontra congelada é explicado com a alta dose de sal das pedras marcianas, pelo que seria necessário muito equipamento pesado para a tornar potável.
A descoberta abre possibilidade para a existência de água em estado líquido em outras regiões do planeta.
[Notícia atualizada às 15h24]