O CEO da Tesla, Elon Musk, publicou um tweet que está a lançar o mercado financeiro num rebuliço. De acordo com o tweet (abaixo) o CEO está a considerar privatizar a empresa, o que a removeria da bolsa.
“Estou a considerar privatizar a Tesla por 420 dólares [por ação]. O financiamento está assegurado”, pode ler-se no tweet em questão do CEO da Tesla. O efeito foi praticamente instantâneo nas ações da Tesla, com o valor a disparar 5,44% para os 460,59 dólares por ação.
Diz o RT News que o anúncio do Musk surge numa altura em que foi revelado que o governo da Arábia Saudita detém entre 3 a 5% da Tesla através de um fundo financeiro.
Com o valor de 420 dólares por ação, o presidente da Tesla está a avaliar a empresa em mais de 70 mil milhões de dólares (60 mil milhões de euros), e a oferecer um prémio de cerca de 22% e que é cerca de 9% superior ao valor mais alto de sempre das ações da fabricante, que era 385 dólares (cerca de 333 euros).
O tweet de Musk surge também duas semanas após a Tesla ter revelado que teve prejuízos de 717,5 milhões de euros no segundo trimestre do ano.
A Tesla perdeu milhões para atingir o objetivo de produzir cinco mil exemplares do Modelo 3 por semana até junho. A empresa diz que a produção está a aumentar, com o objetivo e seis mil por semana até ao final e agosto.
O estilo de Musk tem sido criticado por ser visto como conflituante com Wall Street. No início do ano, excluiu dois analistas de uma conferência, depois de perguntas que o incomodaram.
[Notícia atualizada às 20:52]
Am considering taking Tesla private at $420. Funding secured.
— Elon Musk (@elonmusk) 7 de agosto de 2018