Apesar de não se apresentar como um hábito comum entre os portugueses, ainda há quem o faça: ouvir rádio pela internet. Costuma fazê-lo? Pois fique a saber que no primeiro semestre deste ano, “mais de 1,4 milhões de residentes em Portugal Continental” o fez.
Os dados são do estudo Bareme Rádio da Marktest que especifica que, durante esse período, “um milhão e 448 mil o número de residentes no Continente com 15 e mais anos (…) afirmaram ouvir rádio pela internet”. Um número, acrescenta o estudo, que representou “16.9% do universo em análise”.
Sobre o perfil de quem tem “maior afinidade” com este hábito são sobretudo pessoas entre os 25 e os 34 anos”, representando 30.5% do total. Percentagem que vai diminuindo, sublinha a Marktest, à “medida que a idade aumenta, chegando ao valor mínimo de 1.7% nos indivíduos com mais de 64 anos”. Mas se analisarmos esta prática por género, os dados são mais equilibrados, “apresentando uma taxa de 19.0% entre os homens e 15.0% entre as mulheres”.
Já a “ocupação é também uma variável que regista um comportamento diferenciado”, com os quadros Médios e Superiores a ‘dominarem’ com uma percentagem de 36.4%, face a uma bem mais reduzida (4.9%) nos Reformados, Pensionistas e Domésticas.
Recorrendo à geografia é na região da Grande Lisboa que estão os residentes que “mais ouvem rádio pela internet, com uma taxa de penetração de 20.0%”.