Uma imagem de satélite divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá um vislumbre do nevoeiro que se abateu sobre o nordeste transmontano e Beira Alta.
“Na imagem de satélite de hoje, conforme previsto, é possível observar uma camada de nuvens baixas sobre a região do nordeste transmontano e Beira Alta, que caso se encontrem ao nível do solo dá origem a nevoeiro”, escreveu o organismo, na rede social Facebook.
A nebulosidade, que se deveu a “uma região anticiclónica na Europa Central e que se estende até à Península Ibérica”, poderá persistir ao longo do dia, dando azo a “temperaturas máximas muito baixas nesses locais”.
“Nos próximos dias essas condições deverão persistir, o que, em conjunto com uma descida gradual da temperatura mínima a partir de dias 28 e 29, que deverá atingir valores inferiores a 0°C nessa região, poderá resultar em nevoeiro gelado, com formação de sincelo”, alertou o IPMA.
Recorde-se que os distritos de Bragança e da Guarda estão sob aviso amarelo devido ao nevoeiro. O alerta está em vigor desde as 19h15 de quarta-feira e continuará válido pelo menos até às 12h00 do dia 27 de dezembro.
O aviso amarelo, que é o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Distritos de Bragança e Guarda sob aviso amarelo devido ao nevoeiro