O praticante de caiaque que foi resgatado a cerca de 1,5 milhas náuticas (aproximadamente 2,78 quilómetros) a oeste da praia da Areia Branca, no concelho da Lourinhã, foi helitransportado pela Força Aérea para o quartel dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, esta sexta-feira.
O homem de 59 anos, de nacionalidade polaca, foi localizado ao fim de 15 minutos de buscas, estando "consciente e estável".
"De imediato, o Recuperador-Salvador desceu ao encontro da vítima e, com recurso ao guincho, recuperou-a para o interior do helicóptero. No momento do resgate a vítima encontrava-se consciente e estável, sendo posteriormente transportada para o Heliporto dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã", detalhou a Força Aérea, em comunicado.
A missão foi levada a cabo por um helicóptero AW119 Koala, que descolou da Base Aérea N.º 8, em Ovar, pelas 16h00.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) já tinha adiantado que o cidadão estava "estável e consciente", ainda que apresentasse "sinais de hipotermia".
"Segundo o que foi possível apurar, o homem que seguia no caiaque virou, tendo perdido a pagaia e ficado à deriva ao largo de Peniche", disse.
Os elementos da Estação Salva-vidas de Peniche recolheram o equipamento.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e prestou apoio aos familiares da vítima.
Veja o vídeo.
Leia Também: Praticante de caiaque resgatado em Peniche tem 59 anos e é polaco