Apple não censura, oferece “uma plataforma com curadoria”

O CEO Tim Cook abordou a remoção do programa Infowars de Alex Jones da Apple Store.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
03/10/2018 23:00 ‧ 03/10/2018 por Miguel Patinha Dias

Tech

Tim Cook

A Vice News Tonight teve oportunidade de se sentar à conversa com o CEO da Apple, Tim Cook, onde um dos temas abordados foi a forma como a empresa lidou com o programa Infowars de Alex Jones, removendo da sua plataforma episódios do polémico teórico de conspiração. A decisão foi apontada por muitos como uma forma de censura mas Cook tem outra ideia.

“O que os utilizadores querem de nós e o que sempre lhes demos é uma plataforma com curadoria. Achamos que o que os utilizadores querem é alguém que avalie estas aplicações, alguém que avalie os podscasts, alguém que, tal como na Apple News, tenha um ser humano a escolher as histórias do momento. É isso que fazemos. Não tomamos uma posição política. Não nos inclinamos nem para um lado nem para o outro. Podes ver isso através da App Store e nos podcasts. Verás de tudo desde [conteúdo] muito conservador até muito liberal. E é assim que penso que deva ser”, afirmou Cook.

Cook foi também questionado sobre a forma como as tecnológicas baniram quase em uníssono o programa de Alex Jones e se houve algum tipo de coordenação. Tal como aconteceu com Mark Zuckerberg do Facebook, a ideia de coordenação entre as tecnológicas foi colocada de lado com Cook a afirmar que a Apple “toma as decisões de forma independente”.

Pode ver a conversa entre Tim Cook e a Vice no vídeo abaixo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas