O legado deixado por Stephen Hawking cimentou o estatuto do físico britânico na história da astrofísica, estatuto este que continua a ser construído com a sua última investigação que foi agora publicada para que todos possam ler.
A investigação foi levada a cabo em conjunto com Malcolm Perry, da Universidade de Cambridge, que a escrever para o The Guardian explicou que o objetivo foi responder à questão do que acontece a informação captada por um buraco negro. “O paradoxo da informação é um dos problemas mais intrigantes nas físicas teóricas fundamentais de hoje em dia”, começa por escrever Perry.
A hipótese elaborada por Hawking e Perry indica que esta informação fica armazenada nas imediações do buraco negro, no que é descrito como “cabelo suave”.
“O que fizemos recentemente foi descobrir uma lacuna em matemática que levam à ideia que os buracos negros são totalmente ‘carecas’. Em 2016, o Stephen, o Andy [Strominger] e eu descobrimos que os buracos negros têm uma coleção infinita do que chamamos de ‘cabelo suave’. Esta descoberta permite-nos questionar a ideia que os buracos negros levam ao desmoronar das leis da física”, pode ler-se no artigo do The Guardian.
A investigação de Hawking, Perry e Strominger já está disponível para ler por todos os interessados.