A NASA partilhou uma imagem numa das suas páginas de Twitter que mostra uma placa de gelo que parece ter sido esculpida praticamente de forma perfeita. Com arestas bem definidas e faces planas, esta é uma placa de gelo que está a ser alvo de atenção da partes dos internautas mas que, na verdade, os investigadores consideram bem natural.
“Temos dois tipos de icebergues. Aqueles que imaginamos na nossa cabeça e que afundaram o Titanic e que parecem triângulos à superfície. Depois há aqueles conhecidos como icebergues tabulares", explicou à Live Science a cientista da NASA e membro da Universidade de Maryland, Kelly Brunt.
A agência espacial norte-americana acredita que a placa de gelo em questão tem como origem a plataforma Larsen C, na península Antártica, e foi observada como parte da Operação IceBridge.
From yesterday's #IceBridge flight: A tabular iceberg can be seen on the right, floating among sea ice just off of the Larsen C ice shelf. The iceberg's sharp angles and flat surface indicate that it probably recently calved from the ice shelf. pic.twitter.com/XhgTrf642Z
— NASA ICE (@NASA_ICE) 17 de outubro de 2018