Uma startup russa de nome StartRocket quer levar anúncios publicitários para o céu, exibindo letreiros luminosos durante a noite para todos aqueles que decidirem olhar para cima.
Para não deixar dúvidas a respeito das suas intenções, a StartRocket publicou no Vimeo um pequeno vídeo onde demonstra como funcionaria o processo, com os letreiros luminosos a ficarem a pairar entre 400 a 500 quilómetros de distância da Terra.
Naturalmente, a proposta de exibir publicidade no céu noturno está a ser vista como prejudicial pela comunidade científica. “É uma ameaça à capacidade de fazer investigação astronómica do solo. Cada uma dessas luzes no céu noturno é algo que pode interferir com a nossa capacidade de recolher fotão de fontes astronómicas”, notou um dos astrónomos da International Dark Sky Association, John Barentine, ao Astronomy.
Há ainda que levar em conta o facto de o projeto da StartRocket vir a aumentar o número de lixo espacial na atmosfera, aumento por conseguinte o risco de colisão com outros satélites.
Leia mais: Missão espacial chinesa consegue fazer brotar semente de algodão na Lua
the orbital display in action from Vlad Sitnikov on Vimeo.