Algumas apps para iPhone estão a espiar utilizadores, alerta investigação

Tudo se deve a uma empresa que consegue gravar a interação do utilizador com o ecrã do smartphone captando, por exemplo, palavras-passe.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
07/02/2019 08:42 ‧ 07/02/2019 por Miguel Patinha Dias

Tech

Privacidade

Uma investigação lançada pelo TechCrunch revela que algumas apps para iPhone – entre as quais a Air Canada, a Expedia e a Abercrombie & Fitch – são capazes de gravar o ecrã dos smartphone, espiando assim o comportamento dos utilizadores sem que estes tenham conhecimento.

Tudo se deve a uma empresa de analítica de nome Glassbox, que dispõe da tecnologia que permite gravar o ecrã dos iPhones. Desta forma, é possível reunir dados como palavras-passe e até informação de cartão de crédito sem o conhecimento dos utilizadores.

Confrontadas pela investigação, as empresas responsáveis pelas apps responderam que o uso desta prática tinha como objetivo melhorar a experiência de utilizador, não fazendo qualquer menção de que usam informação sensível dos utilizadores. Em sua defesa, a Glassbox indica que não tem acesso à parte do ecrã relativo ao teclado, afirmando efetivamente que não tem acesso a informação sensível.

Leia mais: O WhatsApp será mais seguro nos iPhones

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas