Em comunicado, a Altice Portugal refere que, "durante 12 meses" os clientes Meo "vão ter acesso gratuito ao Perplexity Pro", modelo de IA avançada.
Trata-se de uma "parceria exclusiva e inédita com a Perplexity AI, Inc., uma referência global no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial", refere a operadora.
Desta forma, no âmbito desta colaboração, os clientes Meo particulares e pequenas empresas com serviços pós-pagos "poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses à versão avançada da plataforma Perplexity Pro".
"Ao democratizar o acesso a ferramentas inteligentes de IA, a marca procura capacitar os seus clientes para uma maior produtividade e eficiência, permitindo-lhes simplificar tarefas do seu dia a dia, libertando tempo para o que realmente importa", adianta a operadora.
A parceria com a Perplexity AI "é um passo importante neste ecossistema ao proporcionar uma experiência de IA intuitiva e acessível, e que responda às necessidades de um mundo cada vez mais digital", remata a empresa.
A Perplexity é uma 'startup' onde investiram empresas como a Telefónica, a Nvidia e o empresário Jeff Bezos.
"Com esta parceria, damos aos nossos clientes uma ferramenta de IA que vai além da tecnologia. O Perplexity Pro não é apenas uma inovação digital, é um motor de conhecimento que melhora as interações digitais e humaniza a experiência 'online'", afirma Luís Mestre, administrador com o pelouro das vendas ('chief sales officer' - CSO), citado em comunicado.
"Estamos a colocar a tecnologia ao serviço das ligações humanas", remata.
A Perplexity AI tem vindo a estabelecer alianças estratégicas com operadores em vários países e "escolheu a Meo como o seu parceiro exclusivo em Portugal", refere a operadora.
"Os operadores de telecomunicações são a espinha dorsal que liga o mundo e que tornam possível que ferramentas como a Perplexity espalhem conhecimento pela Internet", afirma, por sua vez, o presidente executivo (CEO) e cofundador da Perplexity AI, Aravind Srinivas, citado no comunicado.
"Estamos entusiasmados com a parceria exclusiva" com a Meo em Portugal "para democratizar o acesso à inteligência artificial avançada. Esta parceria alinha-se perfeitamente com a nossa missão de potenciar a curiosidade através de informações fiáveis e acessíveis", salienta o responsável.
Trata-se, de mais que disponibilizar uma ferramenta de pesquisa, de "oferecer um motor de resposta alimentado por IA que transforma a forma como as pessoas descobrem, aprendem e se conectam às informações que lhes interessam", conclui o CEO.
Em 23 de janeiro, a operadora espanhola Telefónica aliou-se à norte-americana Perplexity para lançar um serviço gratuito de IA durante 12 meses a todos os clientes do grupo a nível mundial.
Aravind Srinivas afirmou, na altura, que a Telefónica era um dos seus aliados mais importantes a nível mundial, embora a empresa tenha outros acordos, por exemplo, com a Deutsche Telekom e outras empresas no Japão ou na Coreia do Sul.
Leia Também: Portugueses já recebem e-mail da Meta para utilizar dados para treinar IA