O governo da Arábia Saudita criou uma nova funcionalidade que ajudará os maridos que sejam guardiões civis a saberem a localização das mulheres que estiverem sob sua responsabilidade.
A funcionalidade foi introduzida na Absher, uma app para Android e iOS que permite aos cidadãos da Arábia Saudita resolverem assuntos relacionados com o estado, seja consultar passaportes ou conseguir determinadas autorizações.
Conta o Daily Mail que com esta nova opção será possível aos cidadãos da Arábia Saudita controlar as viagens das mulheres, determinando quantas viagens podem fazer ou quais os aeroportos que podem visitar.
Caso os limites determinados através da app não sejam respeitados, é automaticamente transmitido um alerta.
A introdução desta funcionalidade está resultar em fortes críticas feitas à Google e à Apple por ativistas e refugiados da Arábia Saudita, com muitos a apontarem que a nova opção é um novo atentado à liberdade das mulheres no território muçulmano.
Apesar disso, nenhuma das duas tecnológicas – responsáveis pelas apps presentes na Play Store do Android e pela App Store do iOS – veio a público comentar a situação.
Leia mais: Apple ameaça eliminar apps que espiam utilizadores