O fundador e CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou num recente episódio de podcast da Ark Invest que os carros da empresa terão um modo de condução 100% autónomo já em 2019. Apesar disso, Musk sublinha a necessidade dos carros ainda terem um condutor que possa intervir caso haja essa necessidade.
“Penso que este ano teremos condução completamente autónoma – o que significa que o carro será capaz de te encontrar num parque de estacionamento, apanhar-te e levar-te até ao teu destino sem qualquer intervenção. Diria que estou certo disso. Não é um ponto de interrogação”, afirmou Musk, adiantando ainda que o sistema ainda precisa da devida vigilância da parte dos condutores.
Durante a entrevista Musk notou ainda a rápida evolução que a Tesla está a fazer na área, explicando que tudo se deve à forma como a empresa está a conseguir reunir dados através dos seus veículos, com o ritmo a apresentar um crescimento exponencial. Com as devidas afinações, Musk acredita que o sistema permitirá ao condutor dar controlo total ao carro no final do próximo ano.
“A minha aposta de quando será possível alguém adormecer [no carro] e acordar no seu destino? Provavelmente no final do próximo ano. Aí é quando penso que será seguro fazê-lo”, notou o fundador da Tesla, apontando também para a necessidades das regras da estrada acompanharem esta evolução.
Leia mais: Tesla já começou a entregar o Model 3 em Portugal