Na madrugada de terça-feira, dia 25 de junho, a organização não governamental Planetary Society lançou para o espaço uma nave que usa apenas o Sol como combustível.
De acordo com o site Ars Technica, é a primeira vez que uma sonda lançada para o Espaço usa este tipo de tecnologia.
À nave os cientistas deram o nome de Light Sail 2, em português ‘vela solar 2’, porque esta sonda usa uma grande vela de 5,6mx4m, construída com material refletor, e dez vezes mais fina que um cabelo humano. A sua missão é tornar-se no primeiro pequeno satélite a mover-se única e exclusivamente a partir da luz solar.
A Light Sail 2, construída por estudantes do Instituto de Tecnologia da Geórgia, seguiu a bordo do foguetão Falcon Heavy. Foi lançada a 720 km do chão, acoplada ao satélite Prox-1, a quem ficará “colada” durante uma semana. Posteriormente, depois de os investigadores testarem se está tudo a funcionar corretamente, vão acionar as suas grandes velas e “libertá-la”.
Em declarações ao Ars Technica, a Planetary Society garante que, além de ser um grande passo tecnológico, esta novidade oferece a possibilidade de economizar combustível em viagens espaciais.