As plataformas detidas pela tecnológica de Mark Zuckerberg – o Facebook, o WhatsApp, o Messenger e o Instagram – estão a apresentar problemas, sendo que no caso do Facebook as imagens carregadas para a rede social não estão a aparecer. Curiosamente, estes problemas podem ajudá-lo a perceber como o algoritmo do Facebook analisa estas imagens.
Ao navegar pelo Facebook poderá ver casos como os que partilhamos acima, em que as imagens são carregadas para a plataforma mas não são exibidas. Porém, isto não quer dizer que as imagens não sejam analisadas pelo algoritmo do Facebook e os vários elementos que as compõem não sejam identificados.
Como pode ver acima, uma imagem carregada para capa (por uma pessoa que não identificamos) contém “uma ou mais pessoas, óculos de sol, criança, ar livre e closeup”. Outra imagem chega até a identificar quantas pessoas estão numa imagem, contando um total de “5 pessoas”.
Claro que, estando o Facebook com problemas em exibir as imagens, não é possível garantir a 100% que estas imagens têm aquilo que a rede social diz que lá estão, sendo no entanto uma forma interessante de ver como o algoritmo funciona. É importante recordar também que o Facebook já admitiu que usa software de reconhecimento de imagens, pelo que não deve julgar que a sua privacidade está completamente protegida.
Leia mais: Facebook está a "explorar formas de envolver 'fact checkers'" em Portugal