O responsável pela divisão Calibra do Facebook, David Marcus, foi ouvido numa audiência especial no Senado dos EUA a propósito da regulamentação da criptomoeda Libra. Tal como seria de esperar, e tendo em conta a história recente da tecnológica de Mark Zuckerberg, os senadores não pareceram impressionados.
“Como uma criança que conseguiu deitar as mãos a uma caixa de fósforos, o Facebook queimou a casa várias vezes e considerou cada incêndio uma experiência de aprendizagem. Seríamos loucos em dar-lhes a oportunidade de fazer experiências com as contas bancárias das pessoas e fazerem uso de ferramentas poderosas que não compreendem, como política monetária, para interferirem com a capacidade de americanos trabalhadores darem sustento às suas famílias”, declarou o senador Sherrod Brown de acordo com o Digital Trends.
“Não confio em vocês. Em vez de limparam a casa estão a lançar um novo modelo de negócio”, apontou outra senadora, Martha McSally.
Por seu lado, Marcus admitiu erros passados relacionados com a privacidade dos utilizadores, mas defendeu-se ao afirmar que o Facebook pretende “conquistar a confiança das pessoas por um longo período de tempo”. “A forma como desenvolvemos [a Libra] é para separar dados sociais e financeiros porque ouvimos claramente das pessoas que querem esses dois fluxos separados”, afirmou Marcus.
O responsável pela recém-criada divisão Calibra aproveitou o final da audiência para publicar na sua página de Twitter uma atualização sobre o que se passou na audiência. Pode ler os ‘tweets’ em questão abaixo.
2/3The conversation was thoughtful and highlighted important issues we, and the @Libra_ Founding Members, will need to address. I want to reiterate here what I said before the Committee: We will take the time to get this right.
— David Marcus (@davidmarcus) 16 de julho de 2019
3/3And we will not launch until we’ve fully addressed regulator concerns. We also recognize that for the Calibra wallet trust is essential. I’m looking forward to speaking with the @FSCDems tomorrow.
— David Marcus (@davidmarcus) 16 de julho de 2019