Os smartphones, computadores, apps de mensagens e redes sociais já fazem parte do nosso quotidiano mas isso não significa que os utilizadores tenham conhecimento de fundo sobre o que têm à sua frente
Um inquérito realizado pela Pew Research nos EUA propôs-se a ilustrar isso mesmo, revelando que ainda há assuntos que fogem ao conhecimento do público. Por exemplo, nota o Business Insider que apenas 29% dos participantes afirmou saber que o WhatsApp e o Instagram são detidos pelo Facebook.
Da mesma forma, apenas 24% dos inquiridos referiu saber que navegar em modo privado apenas esconde o histórico de navegação de outros utilizadores e não das empresas responsáveis pelo navegador. Ainda sobre a navegação privada, menos de metade dos participantes mostrou não saber o que fazia esta opção.
O estudo teve o objetivo de mostrar quão é importante são as ações para melhorar a literacia digital dos internautas, procurando melhorar a informação em torno de serviços que por esta altura já se tornaram garantidos.