Um jornalista da BBC baseado em Moscovo de nome Will Vernon denunciou no Twitter que a península da Crimeia é exibida como território russo quando o Maps da Apple é consultado a partir da Rússia.
“A Apple cedeu às exigências de Moscovo para mostrar a Crimeia, anexada a partir da Ucrânia em 2014, como território da russo. A Crimeia e as cidades de Sevastopol e Simferopol são agora exibidos como território da Rússia no mapa da Apple e apps de meteorologia quando usados na Rússia”, pode ler-se na página de Vernon.
Em reação, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Vadym Prystaiko, deixou uma mensagem à Apple através do Twitter. “Deixem-me explicar-vos nos vossos termos, Apple. Imaginem que estão a reclamar que as vossas ideias e design, anos de trabalho e um bocado do vosso coração é roubado pelo vosso pior inimigo mas depois alguém ignorante não quer saber da vossa dor. É como nos sentimos quando chamam a Crimeia de terra russa”, pode ler-se no ‘tweet de Prystaiko.
Just checked on my phone, it's true!=Apple has complied with Moscow’s demands to show Crimea, annexed from Ukraine in 2014, as Russian territory. Crimea & the cities of Sevastopol & Simferopol are now displayed as Rus. territory on Apple’s map & weather apps when used in Russia
— Will Vernon (@BBCWillVernon) November 27, 2019
Here is the proof! pic.twitter.com/xcsle001zc
— Will Vernon (@BBCWillVernon) November 27, 2019