Foi a meio de 2019 que os EUA decidiram colocar a Huawei na sua ‘lista negra’, prevenindo que empresas norte-americanas como a Google e a Microsoft se vissem impedidas de continuar a trabalhar e vender os seus serviços à empresa chinesa.
Desde então a Microsoft conseguiu a aprovação de uma licença especial para continuar a trabalhar com a Huawei mas o mesmo não se verificou com a Google. Esta situação é algo que a gigante tecnológica quer mudar através de um novo pedido ao governo norte-americano para recomeçar os negócios com a Huawei.
Quem o diz é o vice-presidente do Android e Google Play, Sameer Samat, em conversa com o DPA (via Android Authority), apontando para o desejo da Google em restabelecer os seus serviços em novos smartphones da Huawei.
Ainda que a Huawei tenha optado pela sua loja virtual App Gallery, sabe-se que esta também é uma vontade da Huawei. De acordo com palavras do CEO Richard Yu em entrevista ao Notícias ao Minuto em Barcelona, a empresa não deseja pressionar os seus parceiros e sim continuar a manter boas relações.