A mudança na mobilidade de Lisboa é um exemplo do que se está a passar um pouco por todas as capitais em grandes cidades espalhadas pelo mundo. Os governos locais têm procurado retirar os carros dos centros citadinos, o que tem obrigado ao aparecimento de novas soluções de mobilidade para além dos transportes públicos, como é o caso da Uber e bicicletas/trotinetes partilháveis.
A Citroën também quer resolver a questão e, para tal, desvendou um veículo 100% elétrico de preço acessível e tamanho modesto pensado para as novas gerações. O Citroën Ami tem lugar para duas pessoas, não exige carta de condução, tem uma bateria de 5.5kWh, autonomia para 70km com uma única carga e uma velocidade máxima de 45km/h. O Ami demora três horas a carregar a 220V.
Não parece ser muito cativante mas o preço de 6,900 euros em França deverá ser um pormenor mais convidativo. As encomendas do Citroën Ami em França começam a 30 de março, confirmando-se que o veículo chegará também a Espanha, Bélgica, Itália, Alemanha e até Portugal.
Na galeria acima pode ver imagens do Citroën Ami.