Algumas das gigantes tecnológicas mais poderosas do mundo anunciaram num comunicado conjunto uma iniciativa para combater desinformação em torno do surto de Covid-19. As plataformas em questão são o Facebook, o Google, o YouTube, a Microsoft, o LinkedIn, o Reddit e o Twitter.
“Estamos a ajudar milhões de pessoas a manterem-se conetadas enquanto combatemos em conjunto fraude e desinformação sobre o vírus, elevando o conteúdo autoritativo nas nossas plataformas e partilhando atualizações críticas em coordenação com as agência de saúde governamentais em todo o mundo. Convidamos outras empresas e juntarem-se a nós á medida que mantemos as nossas comunidades seguras e saudáveis”, pode ler-se no comunicado partilhado no site do Facebook.
Sabe-se que as redes sociais têm adotado medidas mais rígidas relativamente a desinformação a propósito do Covid-19. No caso do Facebook, serão removidas quaisquer notícias falsas e promovidos conteúdos informativos da agências como a Organização Mundial de Saúde (OMS).