O Facebook avaliou as publicações que fez no seu perfil como spam? Não se preocupe, não foi o único. O filtro de spam do Facebook teve problemas esta terça-feira, dia 17, e chegou a bloquear notícias fidedignas sobre a Covid-19.
Vários utilizadores do Facebook em vários países, incluindo em Timor-Leste, indicaram que a rede social estava a bloquear e a marcar como 'spam' partilhas de notícias sobre a pandemia Covid-19.
Na rede social Twitter surgiram queixas de vários utilizadores, entre eles um epidemiologista do Canada que viu bloqueado uma ligação para o site oficial do Governo do Canadá sobre a pandemia.
Utilizadores na Austrália, nos Estados Unidos e em Timor-Leste confirmaram à Lusa bloqueios em publicações de partilhas de notícias de televisões e jornais.
“Restauramos todas as publicações que foram removidas incorretamente, que incluiam publicações sobre todos os tópicos - não apenas os relacionados com a Covid-19. Isto foi um problema com o sistema automático que removeu links para sites abusivos mas incorretamente removeu muitas das outras publicações”, pode ler-se no ‘tweet’ partilhado por um executivo do Facebook, Guy Rosen.
Antes, Rosen tinha escrito "Estamos a tratar disto. Trata-se de um 'bug' não relacionado com qualquer mudança na nossa moderação de conteúdo. Estamos a resolver o assunto e republicaremos essas publicações em breve".
O Facebook é uma das gigantes tecnológicas que se juntou a uma iniciativa para travar a disseminação de ‘fake news’ sobre a Covid-19, uma ‘aliança’ que inclui ainda a Google, a Microsoft, o Twitter e o Reddit.
[Notícia atualizada]
We’ve restored all the posts that were incorrectly removed, which included posts on all topics - not just those related to COVID-19. This was an issue with an automated system that removes links to abusive websites, but incorrectly removed a lot of other posts too.
— Guy Rosen (@guyro) March 18, 2020