Se empresas "fizerem um bom trabalho" poderão reabrir em "6 a 10 semanas"

Quem o diz é Bill Gates, mas acrescenta que "pode variar muito por país".

Notícia

© Getty Images

Sara Gouveia
19/03/2020 23:45 ‧ 19/03/2020 por Sara Gouveia

Tech

Coronavírus

O bilionário e filantropo Bill Gates já tinha avisado que uma pandemia poderia estar a caminho e, numa sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit, o fundador da Microsoft foi mais longe. Questionado sobre quanto tempo a crise provocada pelo novo coronavírus poderia durar, o norte-americano respondeu que "se um país fizer bem o seu trabalho com os testes e o encerramento poderão ver menos casos dentro de 6 a 10 semanas e reabrir". Mas, avisou, "isto poderá variar muito por país".

"A China está a registar muito menos casos agora porque os testes e isolamento foram eficazes", disse Bill Gates.

Esta quinta-feira, a China anunciou que, pela primeira vez desde o início do surto em dezembro, já não tinham casos domésticos, apenas importados. "Encerraram e conseguiram reduzir o número de casos", escreveu. Mas uma das suas preocupações sobre as quarentenas impostas aos países é que haja uma segunda onda de infeções depois de as pessoas puderem sair de casa novamente e viajar.

Nas próximas semanas, Bill Gates espera que o governo norte-americano solucione o facto de os testes ainda "não estarem organizados". "Espero que tenham um website onde se possa saber mais sobre testes feitos em casa e quiosques", referiu, admitindo que "as coisas estão um pouco confusas neste momento".

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas