A par da Zoom, a Houseparty tem sido uma das apps cuja popularidade mais beneficiou com o surto de Covid-19. Porém, tal como a Zoom, parece que esta aplicação disponível para Android e iOS também tem falhas de segurança.
É isso que indica o aviso emitido pela Deco Proteste no seu site oficial, indicando que foi detetada “partilha de informação pessoal com uma longa lista de empresas terceiras como o Facebook, a Google e empresas de publicidade”. Entre os dados partilhados estão o nome de utilizador, o e-mail e, mais preocupante, lista de apps instaladas e contactos na lista telefónica..
“ Embora a Houseparty não tenha nenhuma falha crítica, consideramos que deveria haver um nível superior de segurança no registo”, pode ler-se no comunicado da organização de defesa do consumidor. Entre as sugestões, é indicando que a palavra-passe do utilizador devia ser encriptada antes de ser enviada para a Houseparty.
A Deco Proteste nota que enviou os “resultados à empresa responsável pelo desenvolvimento da app Houseparty” e que aguarda resposta.