Europa criará regras para apps capazes de seguir evolução da Covid-19

A ideia é que a medida esteja alinhada com o direito fundamental de privacidade.

Notícia

© iStock

Miguel Patinha Dias
09/04/2020 18:41 ‧ 09/04/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Coronavírus

A pandemia de Covid-19 fez com que os membros da União Europeia começassem a debater a viabilidade de criar formas de seguir a evolução da doença, procurando uma estratégia coordenada para lidar com o problema em vez de iniciativas individuais de cada país.

Pois bem, conta a Reuters que a União Europeia está atualmente a redigir regras comuns para a utilização de aplicações, procurando responder aos receios de que a privacidade dos cidadãos europeus estará ameaçada com esta solução.

A comissária europeia para os Valores e Transparência, Vera Jourova, fez saber que haverá um esquema comum para que todos os dados sejam anonimizados, garantindo que estes serão destruídos assim que a Covid-19 estiver sob controlo.

“Apoio completamente a abordagem europeia para a utilização de aplicações e dados móveis em resposta à pandemia de coronavírus em linha com os nossos direitos fundamentais. Garantiremos que esta abordagem é transparente, proporcional e baseada na confiança das pessoas”, pode ler-se na declaração de Jourova.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas