A Google e a Apple anunciaram recentemente uma proposta conjunta para ajudar a combater a Covid-19, estabelecendo mecanismos nos sistemas Android e iOS que ajudassem a prevenir cadeias de contágio.
Como conta o The Verge, o sistema dependeria de ligações Bluetooth para estabelecer uma rede e dados de smartphones que tenham estado em contacto entre si. A ideia é que as aplicações de autoridades de saúde consigam ter acesso a estes dados, conseguindo determinar se infetados tiveram contacto com outras pessoas.
Tanto a Google como a Apple tencionam lançar uma app dedicada a meio do mês de maio mas, com o tempo a intenção é que venha a ser implementada nos sistemas operativos propriamente ditos. OS CEOs das duas empresas, Sundari Pichai (Google) e Tim Cook (Apple), garantiram em publicações feitas no Twitter que asseguram o processo será transparente e que os dados dos utilizadores continuarão privados.
To help public health officials slow the spread of #COVID19, Google & @Apple are working on a contact tracing approach designed with strong controls and protections for user privacy. @tim_cook and I are committed to working together on these efforts.https://t.co/T0j88YBcFu
— Sundar Pichai (@sundarpichai) April 10, 2020
Contact tracing can help slow the spread of COVID-19 and can be done without compromising user privacy. We’re working with @sundarpichai & @Google to help health officials harness Bluetooth technology in a way that also respects transparency & consent. https://t.co/94XlbmaGZV
— Tim Cook (@tim_cook) April 10, 2020