Astronautas da Estação Espacial estão de volta à Terra
Andrew Morgan, Jessica Meir e Oleg Skripochka aterrarem em segurança no Cazaquistão.
© Twitter / @NASA
Tech Espaço
A NASA informou que os três astronautas provenientes da Estação Espacial Internacional (EEI) - Andrew Morgan e Jessica Meir da NASA e Oleg Skripochka da Roscosmos - aterraram em segurança no Cazaquistão, às 11h16 da hora local (06h16 em Lisboa).
Morgan esteve na Estação Espacial durante 272 dias, um período de tempo que ajudará os investigadores da NASA a perceberem os efeitos no corpo humano de uma estadia de longa duração no Espaço. Tanto Meir como Skripochka passaram 205 dias no Espaço.
Devido às limitações técnicas relacionadas com a epidemia da Covid-19, o regresso não foi transmitido em direto, a partir do local de aterragem como habitual.
Oito helicópteros Mi-8MTV-1, aviões An-12 e An-26, e 19 unidades terrestres, incluindo cinco veículos de busca e resgate "Blue Bird", aguardavam a aterragem da cápsula, de acordo com as agências russas.
A tripulação seguiu, a bordo de helicópteros russos Mi-8, para o centro de recuperação de Baikonur, onde se vai separar.
Os três astronautas regressam à Terra numa altura em que a pandemia global de Covid-19 obrigou milhões de pessoas manterem-se isoladas umas das outras. Em videoconferência antes da partida da Estação Espacial, Meir notou que se sentirá “mais isolada na Terra do que no Espaço”.
Abaixo pode ver o momento em que os três astronautas foram retirados da aeronave de transporte da Estação Espacial.
A bordo da EEI ficaram o astronauta norte-americano Chris Cassidy e os cosmonautas da Roscosmos Anatoli Ivanishin e Ivan Vagner, chegados no passado dia 09, a bordo da Soyuz MS-16.
Os três afirmaram que cumpriram um mês de quarentena, antes de partirem para a EEI.
A nova tripulação começou, no momento em que Soyuz MS-15 regressou à Terra, a expedição 63, que deverá receber em breve os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley, a bordo da cápsula Crew Dragon da empresa de transporte aeroespacial SpaceX, propriedade do empresário Elon Musk.
Behnken e Hurley vão ser os primeiros astronautas da NASA a serem lançado para a EEI a partir de solo norte-americano, a bordo de uma nave e de um foguetão também norte-americanos, desde o fim do programa do vaivém, em 08 de julho de 2011.
Home safe and sound. Today's landing wraps up a 205-day mission for both @Astro_Jessica and Oleg Skripochka and a 272-day mission for @AstroDrewMorgan. Welcome home! Watch live as the space travelers are helped out of their vehicle: https://t.co/0A4ev0XgBq pic.twitter.com/4ZkpnJ8OhE
— NASA (@NASA) April 17, 2020
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com