O co-fundador da Microsoft e filantropo Bill Gates tem estado particularmente ativo durante o período de pandemia. Além do trabalho que a sua fundação tem feito na área das doenças infecciosas, Gates também foi alvo de teorias da conspiração a ligá-lo à criação do Covid-19. Não prestando atenção a essas teorias, Gates escreveu uma publicação no seu blogue onde revela o que precisa ser feito para combater o novo coronavírus.
“Isto é como uma Guerra Mundo, exceto que neste caso estamos todos do mesmo lado”, escreve Gates. “Todos podemos trabalhar juntos para aprender sobre a doença e desenvolver ferramentas para a combater. Vejo a inovação global como a chave para limitar os danos. Isto inclui inovações em testes, tratamentos, vacinas e políticas para limitar a disseminação enquanto minimizamos os danos às economias e bem-estar”.
Sobre o impacto na economia, Gates reitera que o impacto será “inédito” e reconhece que “a queda no emprego é a mais rápida do que alguma vez vimos”. Porém, Gates nota também que “é importante percebermos que não é apenas o resultado das políticas restritivas dos governos”.
“Quando as pessoas ouviram falar de uma doença infecciosa a espalhar-se rapidamente, mudaram os seus comportamentos. Nunca houve a escolha de ter a economia forte de 2019 em 2020. A maioria das pessoas escolheria não ir trabalhar ou a restaurantes ou viajar para evitarem ser infetadas ou de infetar pessoas mais velhas”, apontou o filantropo.