O Facebook e a entidade reguladora para a concorrência na Austrália, a ACCC, estão atualmente envolvidos numa disputa que pode servir de aviso para os utilizadores da plataforma: a rede social poderá vir a tomar a decisão de remover todo o conteúdo noticioso.
A ACCC apresentou uma proposta que pretende que o Facebook e a Google paguem por conteúdo noticioso nas respetivas plataformas, algo que parece não ser do agrado à tecnológica de Mark Zuckerberg. Conta o The Guardian que o Facebook indicou que o conteúdo noticioso é “uma fração muito pequena” do que os utilizadores da rede social vêm nos seus feeds.
Para o Facebook, os dados reunidos nos últimos dois anos mostram que o “conteúdo noticioso é altamente substituível por outros conteúdos e não adiciona valor significativo a longo prazo”. “Se não houver conteúdo noticioso no Facebook na Austrália, estamos confiantes que o impacto nas métricas de comunidade do Facebook e as receitas na Austrália não seria significativo”, aponta o Facebook.
Ainda que a situação esteja neste momento a ser avaliada no caso da Austrália, é fácil perceber o impacto que as empresas de media sentiriam caso o Facebook se afastasse do conteúdo noticioso.