A Google veio a público anunciar um “programa de licenciamento para pagar a publicações por conteúdo de alta qualidade para uma nova experiência de notícias”. Como diz o Business Insider, na prática isto significa que a tecnológica de Mountain View lançará um serviço rival do Apple News.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente de produto para notícias da Google, Brad Bender, numa publicação de blogue, onde foi adiantado que a empresa já começou a criar acordos com publicações na Alemanha, Brasil e Austrália. De recordar que a Google tem sido acusadas por publicações e empresas de media de que está a ‘matar’ o jornalismo, não dando qualquer compensação por incluir conteúdo noticioso nas respetivas plataformas.
De acordo com Bender, a ideia é ajudar os media a "rentabilizar os seus conteúdos através de uma experiência enriquecida de contar notícias que permita às pessoas mergulharem em histórias complexas, serem informadas e expostas a um mundo de diferentes questões e interesses".
A empresa disse que, "sempre que possível", se oferecerá para pagar aos meios de comunicação por conteúdos que normalmente só estão acessíveis por assinatura, para que as pessoas os possam visitar gratuitamente através dos portais Google.
"Isto permitirá às empresas editoriais aumentar o seu público leitor e criar uma oportunidade para as pessoas lerem conteúdos que normalmente não veriam", adianta a empresa.
O novo serviço ainda não tem nome mas a Bender adiantou que o lançamento está previsto para o final do ano.
[Notícia atualizada às 21h35]