Um asteróide do tamanho de um carro passou o mais perto da Terra do que algum outro. Mas, a NASA, admite, "não o viu chegar".
O asteróide, chamado de 2020 QG, passou a 1.830 milhas (aproximadamente 2,950 km) da Terra, no passado domingo (dia 16).
Se estivesse numa trajetória de impacto, ter-se-ia tornado numa bola de fogo ao fragmentar-se na atmosfera da Terra, disse a agência espacial, citada pela Sky News.
Existem centenas de milhões de pequenos asteróides, que são extremamente difíceis de ver até que se aproximem da Terra.
"É engraçado ver um pequeno asteróide chegar assim tão perto, porque conseguimos ver a gravidade da Terra mudar drasticamente a sua trajetória", disse o diretor de Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, Paul Chodas.
Devido ao seu tamanho, os especialistas indicam que é improvável que o 2020 QG representasse qualquer perigo para o planeta.
A sua presença contudo, foi apenas notada seis horas depois. "O asteróide aproximou-se da direção do Sol. Não o vimos chegar", disse Chodas, em declarações ao Business Insider.
A tiny asteroid safely buzzed by Earth this week. SUV-sized asteroid 2020 QG safely zoomed past at 1,830 miles (2,950 km) over the Indian Ocean, and we could see Earth's gravity bend its trajectory. More from @asteroidwatch: https://t.co/sz53wqd24h pic.twitter.com/lI6ED065wG
— NASA JPL (@NASAJPL) August 19, 2020
Leia Também: Há um asteroide a aproximar-se da Terra, avisa NASA