WhatsApp Business e e-Commerce: Dois Bons Amigos

Um artigo de opinião assinado por Filipe Carrera, coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital e do Programa Avançado em e-Commerce do IPAM.

Notícia

© DR

Notícias Ao Minuto
26/08/2020 12:30 ‧ 26/08/2020 por Notícias Ao Minuto

Tech

Artigo de opinião

"O WhatsApp já é muito mais do que um meio de comunicação entre pessoas, independentemente da sua localização no mundo. Com a sua versão Business tornou-se o centro de contacto por excelência para profissionais e Pequenas e Médias Empresas (PME).

Através desta aplicação agora é possível dar muito mais informação institucional ao potencial cliente, mostrando o catálogo de produtos e serviços. Em certa medida chega mesmo a funcionar como um mini-site de e-commerce onde se consegue ter uma relação interativa com o profissional, empresa ou marca.

Interessante é que esta relação pode acontecer na pré-venda, durante a venda ou no pós-venda, podendo integrar funcionalidades de formas de pagamento.

Em tempos de pandemia, tornamo-nos fãs de QR Codes, e o WhatsApp Business, à semelhança do LinkedIn, também permite que a conexão entre pessoas possa ser feita desta forma evitando o desperdício de papel e, agora, o contacto físico.

Atrativa é a possibilidade que esta ferramenta oferece de analisar as mensagens trocadas e verificar a eficácia da comunicação com clientes e potenciais clientes.

Mais, com o Whatsapp o diálogo com o cliente já não precisa de ser através do impessoal chat, podendo ser realizado por áudio ou mesmo vídeo.

O crescimento que estamos a assistir do comércio eletrónico conjugado com uma necessidade que o consumidor tem de uma relação mais pessoal com as marcas, mas à distância, é a tempestade perfeita para o crescimento exponencial da utilização desta aplicação.

Ainda me lembro da proliferação de cursos de atendimento telefónico na segunda metade do século XX. Penso que que agora iremos assistir a uma necessidade de formar, de maneira transversal, profissionais para lidarem com a relação com clientes utilizando aplicações como o WhatsApp Business, que quando comparamos com o telefone é como confrontarmos um Ford T a um Tesla.

Quem se pode dar ao luxo de ficar fora de um mercado com 1500 milhões de utilizadores, sem contar que o WhatsApp faz parte do universo Facebook e que esta solução é facilmente integrável com uma presença nesta rede social com 2600 milhões de utilizadores.

Num tempo em que todos necessitamos de procurar soluções imaginativas que assegurem um melhor contacto com o cliente, menores custos e maior produtividade uma solução como o WhatsApp Business pode ser de uma utilidade fabulosa, nomeadamente para PME e profissionais independentes, pois o escritório está a encolher de tal forma que agora já cabe no bolso."

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas