EUA. Facebook impedirá Trump e Biden de declararem vitória antes de tempo

O objetivo também será impedir que a legitimidade das eleições seja colocada em causa.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
24/09/2020 12:39 ‧ 24/09/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Eleições

O Facebook anunciou novas medidas para impedir a disseminação de notícias falsas na sua plataforma durante a fase das eleições presidenciais nos EUA, bloqueando anúncios de vitória antecipados.

A medida diz respeito tanto às campanhas de Trump como de Biden, pelo que nenhum poderá criar anúncios onde declara vitória antes dos resultados oficiais serem desvendados. “Vamos rejeitar anúncios políticos que declarem vitória antes dos resultados das eleições de 2020 serem revelados”, pode ler-se no comunicado do Facebook enviado à Fast Company.

A medida do Facebook prende-se com algumas particularidades esperadas das eleições de 2020. Devido à pandemia de Covid-19, é esperado que muitas pessoas votem por correspondência, o que poderá atrasar a declaração de resultados e coloca a possibilidade de só ficarmos a saber o vencedor depois do dia 3 de novembro.

Assim, o objetivo do Facebook é preservar a calma e a tranquilidade entre os seus utilizadores e evitar a disseminação de dúvida e incerteza. A intenção também é impedir que seja contestada a legitimidade da eleição.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas