Cerca de 37 membros do Parlamento Europeu enviaram uma carta à Amazon dirigida ao fundador e CEO, Jeff Bezos, a propósito das recentes práticas da empresa. O objetivo dos membros do Parlamento Europeu é saber se a Amazon pretende espiar políticos e líderes sindicais.
“Estamos preocupados se os sindicatos europeus, assim como representante eleitos locais, nacionais ou europeus, são afetados pela abordagem [da Amazon] que visa reprimir ação coletiva e formação de sindicatos”, pode ler-se na carta partilhada pelo Business Insider.
Como refere a publicação, a carta baseia-se em duas posições abertas na Amazon descritas como “analistas de informação” que teriam o objetivo de analisar “ameaças sindicais contra a empresa”.
Entretanto estas vagas foram apagadas e a Amazon emitiu um comunicado referindo que a “descrição não era uma representação precisa da vaga” e que a situação se tinha tratado de um “erro que foi entretanto corrigido”.
Ainda assim, o Parlamento Europeu parece preocupado com futuras iniciativas deste género da Amazon e com a possibilidade de a gigante de comércio elétrico pretender mitigar ações sindicais ligadas à empresa.