A Estação Espacial Internacional acaba de receber uma nova sanita e poderá receber em breve o seu primeiro frigorífico, graças a um projeto levado a cabo na Universidade do Colorado. O frigorífico recebeu o nome de FRIDGE (Freezer Refrigerator Incubator Device for Galley and Experimentation).
“Não há quaisquer peças rotativas, sem ventiladores, o que é ótimo para confiabilidade” Um frigorífico normal na Terra é tão quente na parte traseira. Não podemos ter isso no Espaço. O ar quente não sobre com microgravidade; fica parado e levar a sobreaquecimentos, por isso deves tentar retirar o calor de alguma forma. A Estação Espacial Internacional tem um sistema de arrefecimento de água que vamos usar diretamente para descarregar calor desperdiçado e manter o sistema fresco”, afirmou um dos responsáveis pelo projeto no comunicado publicado em abril, Robby Aaron.
Atualmente, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional têm de se contentar com comida desidratada ou cremes armazenados em pequenos sacos. Com o FRIDGE é possível que a NASA seja capaz de alterar a forma como os alimentos são armazenados a bordo da Estação Espacial e oferecer uma melhor estadia aos astronautas.