Novas publicações do Twitter podem contribuir para campanhas de assédio

A empresa já veio a público indicar que fará alterações à forma como os Fleets funcionam.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
18/11/2020 23:00 ‧ 18/11/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Twitter

O Twitter anunciou esta terça-feira, dia 17, que os Fleets serão disponibilizados para todos os utilizadores. Ainda que as publicações efémeras sejam altamente populares em outras redes sociais - como acontece com as Stories do Instagram - os utilizadores do Twitter não parecem satisfeitos e já fizeram notar que os Fleets podem ser usados em campanhas de assédio.

Como demonstra um utilizador de nome Andrew Thaler, o Fleet pode ser usado para mencionar páginas que tenham bloqueado o utilizador, o que abre portas para serem iniciadas campanhas de assédio. Imaginando que um utilizador com milhares de seguidores é bloqueado por uma página, seria possível a esse seguidor mencionar uma página para direcionar campanhas de assédio.

O mesmo utilizador nota que, caso o ‘tweet’ de alguém seja mencionado pelo Fleet de outra pessoa, o autor não é notificado e, dessa forma, torna-se difícil reportar casos de assédio e abuso online.

O Twitter já veio fazer saber que “está sempre a ouvir feeback” e que “manter as pessoas seguras é uma grande prioridade”. Entretanto, a empresa já adiantou que fará com que os Fleets respeitem as definições de bloqueio de contas e que serão implementadas notificações.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas