Os utilizadores de serviços da Google - como o Gmail, o Maps, o YouTube, o Drive, a Play Store e as ferramentas G-Suit - estão a enfrentar problemas técnicos que afetam a utilização.
A tecnológica de Mountain View ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto mas, através do site DownDetector, conseguimos perceber que a maior parte dos relatos de problemas está a ter origem um pouco por todo o mundo.
O foco parece estar sobretudo concentrado na Europa mas também é possível ver que os relatos de problemas na costa Este dos EUA, no Brasil, Japão e Índia.
Pouco depois de terem soado os 'alarmes', a Google reconheceu os problemas técnicos no seu serviço e começou a repor o funcionamento normal dos mesmos para alguns utilizadores.
E ao final da tarde em Portugal continental, a empresa com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, emitiu um comunicado onde descartou que a falha de ligação aos seus serviços tenha sido um ataque cibernético, mas sim um problema interno com a quota de gestão do sistema de autenticação e explicou que o sistema foi desativado enquanto leva a cabo uma investigação.
"A Google passou por uma interrupção no sistema de autenticação durante aproximadamente 45 minutos devido a um problema de quota de armazenamento interno. Os serviços que exigem que os utilizadores iniciem sessão apresentaram altas taxas de erro durante este período", observou a empresa.
[Notícia atualizada às 18h47]