O WhatsApp anunciou recentemente a introdução de uma nova política de privacidade que fará com que a app de mensagens comece a partilhar dados dos seus utilizadores com o Facebook. Sem surpresa, a medida não foi bem recebida e levou a um pico de popularidade da rival Signal.
A app de mensagens em questão é conhecida por prezar pela segurança e privacidade dos utilizadores e até tem sido altamente promovida pelo fundador e CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk. Numa publicação feita na respetiva página de Twitter, Musk admitiu já ter “doado” dinheiro à Signal e admite voltar a fazê-lo no futuro.
A Signal foi criada pela Signal Foundation, uma organização sem fins lucrativos fundada pelo co-fundador do WhatsApp, Brian Acton, e por Matthew Rosenfeld, responsável pela encriptação do WhatsApp. Além de Elon Musk, a Signal também já foi recomendada por outras personalidade conhecidas do mundo da tecnologia, como é o caso do ex-analista da NSA, Edward Snowden.
Toda esta atenção fez com que a Signal escalasse as tabelas de apps mais descarregadas da Play Store da Google e da App Store da Apple em múltiplos países. No caso de Portugal, a Signal encontra-se na segunda posição (atrás da id.gov.pt) e, na App Store, está logo na primeira posição.
Already donated to Signal a year ago. Will donate more.
— Elon Musk (@elonmusk) January 11, 2021