Os hackers responsáveis por invadir os sistemas da CD Projekt RED estão agora a leiloar código pertencente a jogos desenvolvidos pelo estúdio como ‘The Witcher 3’ e ‘Cyberpunk 2077’, conta o The Verge.
Os responsáveis pelo ataque tinham a intenção de receber um resgate da produtora polaca mas, depois de a CD Projekt RED ter rejeitado essa possibilidade numa publicação de Twitter, parece que foi adotada uma estratégia diferente e que agora o objetivo é conseguir vender o código roubado.
Em reação a este ataque è CD Projekt RED, a empresa de segurança Check Point enviou um comunicado onde alerta para o aumento de ataques onde o objetivo dos responsa´veis é receber um resgate.
“É importante destacar que o ransomware é um software malicioso criado para restringir o acesso do utilizador aos seus ficheiros e ao próprio sistema operativo, acesso esse que é devolvido apenas mediante o pagamento de um resgate. Considerado um dos ataques mais perigosos da atualidade, o ransomware tem incidido cada vez mais sobre empresas na Europa – dados da Check Point indicam que 7% das empresas europeias sofreram ataques desta índole no decorrer do passado mês de janeiro”, declara o ‘country manager’ da Check Point em Portugal, Rui Duro.
A empresa de segurança aconselha assim que, para evitarem ser alvo deste tipo de ataque, as empresas a fazer cópias de segurança dos seus ficheiros mais importantes e sensibilizar e segmentar acesso dos colaboradores ao sistema para que tenham apenas o necessário para trabalharem.