Ingenuity. NASA conseguiu fazer voar helicóptero em Marte

O voo inaugural era suposto ter tido lugar na semana passada.

Notícia

© NASA

Miguel Patinha Dias com Lusa
19/04/2021 11:47 ‧ 19/04/2021 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech

Espaço

Depois de vários adiamentos e muita expetativa, a NASA levou a cabo esta segunda-feira, dia 19, a tentativa de fazer voar o helicóptero Ingenuity em Marte. O voo inaugural estava previsto para a semana passada, com a NASA a ter decidido adiar a ocasião devido a um pequeno erro no software da aeronave.

Porém, parece que a NASA foi feliz e conseguiu finalmente levantar voo com o Ingenuity, com o centro de controlo da agência espacial a ter recebido dados que confirmam o sucesso da missão. A equipa recebeu dados que comprovam que o Ingenuity se conseguiu elevar com sucesso no ar, tendo também concluído o processo de aterragem.

"Os dados do altímetro confirmam que o Ingenuity fez o seu primeiro voo. O primeiro voo de um aparelho propulsionado noutro planeta", afirmou o controlador do helicóptero, Havard Grip, numa comunicação emocionada e aplaudida entusiasticamente pelos seus colegas da agência espacial norte-americana.

Os controladores de voo na Califórnia confirmaram a breve viagem do Ingenuity, que custou cerca de 85 milhões de dólares, pelos dados que receberam da sonda Perseverance, que ficou a cerca de 65 metros de distância.

O voo era considerado de alto risco, mas também altamente recompensador, se tivesse êxito.

"Cada mundo só tem direito a um voo inaugural", afirmou a responsável da NASA pelo projeto do helicóptero, Mimi Aung, que chamou à experiência do voo um "sonho supremo".

Aung e a sua equipa tiveram que esperar durante mais de três horas para saber se o voo pré-programado tinha ocorrido com sucesso, à espera que os dados da sonda fizessem a viagem de 287 milhões de quilómetros entre a Marte e a Terra.

De notar que a equipa encarregue do projeto ainda vai receber mais imagens e vídeos deste voo inaugural. É esperado que a NASA partilhe estas imagens e vídeos assim que sejam recebidos. Na única imagem revelada até aqui (acima) é possível ver a sombra do Ingenuity a voar.

No vídeo abaixo pode ver como os membros da equipa do Ingenuity receberam os dados da missão.

[Notícia atualizada]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas