O mágico português Helder Guimarães foi nomeado na categoria de Melhor Experiência Narrativa na Área de Acontecimentos Virtuais dos prémios Webby, uma cerimónia criada pela Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais com o objetivo de distingir o que de melhor se faz nos meios artístico e científico na Internet.
A nomeação de Helder Guimarães aconteceu devido ao ‘The Present’, um espetáculo feito a partir da plataforma Zoom criado a partir da inatividade das salas de espetáculos devido à pandemia de Covid-19. Helder Guimarães criou o espetáculo inspirado na sua própria vida, quando um problema de saúde na sua infância o obrigou a ficar em casa durante cerca de um mês.
“Sei bem o quanto foi importante nessa altura ter momentos de lazer e descontração para ultrapassar essa fase”, contou o mágico português nascido no Porto, atualmente a trabalhar em Los Angeles. “Uma história com uma dinâmica própria do teatro, interligada com magia, desafiando a ideia de que temos de estar no mesmo espaço para partilhar a sensação de um espetáculo ao vivo”.
O 'The Present' foi visto por mais de 14 mil pessoas. A votação para os prémios Webby já está a decorrer e poderá participar até ao dia 6 de maio.