Um protótipo de foguetão, o Starship SN15 foi lançado para a atmosfera pela SpaceX, de Elon Musk, na quarta-feira, e conseguiu aterrar com sucesso no estado norte-americano do Texas. As últimas quatro tentativas tinham acabado na explosão do foguetão durante ou imediatamente após a aterragem, mas à quinta foi de vez e conseguiu descolar a grande altitude e aterrar com sucesso.
Um pequeno incêndio atingiu a base do veículo na aterragem, mas foi extinto de imediato, sem ter criado outros problemas. O protótipo voou durante seis minutos e percorreu cerca de 10 quilómetros, o necessário para completar o teste.
As missões lunares seriam apenas uma das muitas aplicações do novo sistema para a SpaceX, sendo a expetativa substituir com estas naves os foguetões Falcon da empresa.
Após o teste, Elon Musk publicou um tweet onde refere que a aterragem foi um sucesso.
‘The Starship Has Landed’ pic.twitter.com/vkSloRjUmE
— Everything SpaceX (@spacex360) May 5, 2021
Recorde-se que a Starship SN15 é um protótipo da nave que a SpaceX quer usar para levar pessoas em missões à lua e a Marte. Está previsto que a NASA utilize uma nave deste género para a próxima chegada do Homem à Lua, que deverá acontecer no final da década.
Leia Também: Após 160 dias no espaço, tripulação da Space X já está em Terra