A NASA tem ambições de regressar à Lua em 2024 com o programa Artemis mas, antes disso, a agência espacial terá de realizar duas missões nucleares para atingir este objetivo.
A primeira - conhecida como Artemis 1 - está prevista para março de 2022 e consistirá no lançamento da aeronave (não tripulada) Orion que concretizará uma aproximação à Lua. É precisamente esta missão que é explicada por via de uma pequena animação partilhada no Twitter da NASA.
Neste vídeo é mostrado todo o processo de lançamento do foguetão Space Launch System (SLS), assim como as várias fases que levarão à separação da Orion. De recordar que, além de colocar um homem e uma mulher na Lua, o programa Artemis tem o objetivo de viabilizar a formação de uma base lunar que facilite futuras missões tripuladas a Marte.
What will it look like when NASA's Space Launch System rocket launches from @NASAKennedy to the Moon for NASA's #Artemis I mission? Hear the countdown and get a preview HERE >> https://t.co/q1Rvcv2r1g pic.twitter.com/7TnQbh8pD7
— NASA_SLS (@NASA_SLS) May 17, 2021