A moderação de conteúdo sempre foi uma questão apontada pelos críticos do Facebook, o que levou a empresa a criar o Oversight Board. O órgão costuma ser descrito como o ‘Supremo Tribunal’ do Facebook, um comité dedicado a resolver as decisões mais complexas de moderação.
Como nota o Engadget, a tecnológica de Mark Zuckerberg parece tão satisfeita com o Oversight Board que alguns executivos esperam que as plataformas digitais da concorrência - como o Twitter, o YouTube ou o Reddit - possam vir a recorrer a este comité.
“Adoraria imaginar que cinco anos, ou algo como isso, o Oversight Board pudesse operar de uma forma semelhante para outras empresas de redes sociais que lidam com os mesmos dilemos que nós”, apontou o vice-presidente de Assuntos Globais do Facebook, Nick Clegg, em conversa com o Financial Times.
Ainda que outras empresas pudessem beneficiar do Oversight Board, não é claro como funcionaria este sistema dado que o comité é financiado inteiramente pelo Facebook. Além disso, notam especialistas da área que é improvável que outras empresas tecnológicas venham a pedir ajuda ao Facebook. “Todos têm diferentes regras e gostam da sua autonomia”, nota um consultor de comunicações que já trabalhou com o Facebook, Google e Twitter, Nu Wexler.
Há ainda que notar que nem todas as empresas parecem gostar do Oversight Board. O CEO da Salesforce, Marc Benioff, (por exemplo) já deixou claro o seu desagrado pelo comité, argumentando que a decisão deveria caber ao CEO do Facebook.