Um grupo de investigadores da Universidade do Estado do Oregon conseguiu criar um robot bípede - de nome Cassie - capaz de percorrer uma distância de 5 quilómetros.
Como pode ver no vídeo acima, o robot não está ligado a qualquer equipamento e, de acordo com os investigadores, o feito foi completado com uma única carga e em 53 minutos.
De notar no entanto que a Cassie não completou este percurso de forma autónoma, uma vez que ainda é controlada por um piloto humano. Foi, aliás, este piloto que originou uma de duas quedas durante o percurso, conta o The Verge, ao levar o robot a fazer uma curva demasiado apertada.
Há certamente ainda trabalho a fazer com a Cassie mas o co-fundador deste grupo de investigadores, Jonathan Hurst, está animado com as perspetivas do futuro.
“Num futuro não muito distante todos conseguirão ver e interagir com robots em muitos sítios nas suas vidas quotidianas, os robots trabalharão connosco e ajudarão a melhorar a nossa qualidade de vida”, pode ler-se na publicação de blogue que foi partilhada pelo grupo.
Leia Também: Robots da Boston Dynamics dançam ao som de BTS em novo vídeo