A Apple anunciou na semana passada que se encontra a desenvolver um software que será capaz de detetar imagens de abuso sexual de crianças nos iPhones. O objetivo é notificar a polícia se este tipo de imagens forem encontradas, com a Apple a garantir que o sistema não dará acesso às comunicações privadas.
Apesar disto, não foram poucas as vozes na indústria que vieram a público criticar a Apple por estar a desenvolver um software deste tipo. Foi até publicada uma carta aberta - assinada por cerca de 5 mil pessoas e organizações - onde se pede para que a Apple considere cancelar o projeto.
A carta em questão nota que este software “introduz uma ‘porta de traseiras’ que ameaça enfraquecer as proteções fundamentais de privacidade para todos os utilizadores de produtos da Apple”, conta o Business Insider.
Entre os assinantes desta carta está o CEO do WhatsApp, Will Cathcart, que se tornou também uma das personalidades mais vocais nas críticas à tecnológica de Cupertino. O líder da app de mensagens detida pelo Facebook fez uma publicação no Twitter onde critica abertamente a Apple, notando que o sistema poderá ser usado para outros fins a pedido de governos.
“Isto é um sistema de vigilância construído e operado pela Apple que pode muito facilmente ser usado para analisar conteúdo privado para qualquer coisa que eles ou o governo decidam que querem controlar. Os países onde os iPhones são vendidos terão diferentes definições do que é aceitável”, nota Cathcart.
Leia Também: Apple acusada de promover esquemas na App Store
Will this system be used in China? What content will they consider illegal there and how will we ever know? How will they manage requests from governments all around the world to add other types of content to the list for scanning?
— Will Cathcart (@wcathcart) August 6, 2021
What will happen when spyware companies find a way to exploit this software? Recent reporting showed the cost of vulnerabilities in iOS software as is. What happens if someone figures out how to exploit this new system?
— Will Cathcart (@wcathcart) August 6, 2021