Líder do WhatsApp acusa Apple de criar "um sistema de vigilância"

A ‘Empresa da Maçã’ anunciou que se encontra a desenvolver um sistema que conseguirá detetar imagens de abuso sexual de crianças.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
09/08/2021 09:23 ‧ 09/08/2021 por Miguel Patinha Dias

Tech

Segurança

A Apple anunciou na semana passada que se encontra a desenvolver um software que será capaz de detetar imagens de abuso sexual de crianças nos iPhones. O objetivo é notificar a polícia se este tipo de imagens forem encontradas, com a Apple a garantir que o sistema não dará acesso às comunicações privadas.

Apesar disto, não foram poucas as vozes na indústria que vieram a público criticar a Apple por estar a desenvolver um software deste tipo. Foi até publicada uma carta aberta - assinada por cerca de 5 mil pessoas e organizações - onde se pede para que a Apple considere cancelar o projeto.

A carta em questão nota que este software “introduz uma ‘porta de traseiras’ que ameaça enfraquecer as proteções fundamentais de privacidade para todos os utilizadores de produtos da Apple”, conta o Business Insider.

Entre os assinantes desta carta está o CEO do WhatsApp, Will Cathcart, que se tornou também uma das personalidades mais vocais nas críticas à tecnológica de Cupertino. O líder da app de mensagens detida pelo Facebook fez uma publicação no Twitter onde critica abertamente a Apple, notando que o sistema poderá ser usado para outros fins a pedido de governos.

“Isto é um sistema de vigilância construído e operado pela Apple que pode muito facilmente ser usado para analisar conteúdo privado para qualquer coisa que eles ou o governo decidam que querem controlar. Os países onde os iPhones são vendidos terão diferentes definições do que é aceitável”, nota Cathcart.

Leia Também: Apple acusada de promover esquemas na App Store

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas