Polémica da Apple? "Não há respostas fáceis", nota ex-Facebook

A ‘Empresa da Maçã’ tornou-se um alvo de críticas por querer desenvolver um sistema capaz de detetar imagens de abuso sexual de crianças no iCloud.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
10/08/2021 15:49 ‧ 10/08/2021 por Miguel Patinha Dias

Tech

Segurança

O antigo responsável pela segurança do Facebook e agora professor de cibersegurança de Stanford, Alex Stamos, partilhou no Twitter uma série de publicações sobre a recente polémica em que a Apple se viu envolvida.

A empresa anunciou um sistema capaz de detetar imagens de abuso sexual infantil no iCloud, o que levou várias personalidades da indústria tecnológica a criticar a empresa por atentar contra a privacidade dos utilizadores dos seus produtos.

Apesar de perceber a validade das críticas, Stamos aponta também o perigo criado pelas novas tecnologias de comunicação.

“Estou contente por ver a Apple a finalmente aceitar alguma responsabilidade pelo impacto da sua plataforma gigante de comunicação e frustrado pela forma como o fizeram. Conseguiram andar para a frente tecnicamente enquanto danificaram o esforço geral de encontrar equilíbrio”, escreve Stamos.

Grande parte das críticas a este sistema a ser desenvolvido pela Apple deve-se à possibilidade de criar uma ‘porta de traseiras’ na segurança da empresa. Em teoria, significa que um governo autoritário poderia pedir à Apple informação de dissidentes políticos ou minorias perseguidas.

Stamos não parece chegar a uma conclusão sobre o tema e nota que “não há respostas fáceis” e reitera que “não há problema em ter opiniões com nuances” neste assunto.

Leia Também: Apple explica como pretende detetar imagens de abuso de crianças

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas