O helicóptero da NASA em Marte, o Ingenuity, completou o seu décimo segundo voo. A pequena aeronave conseguiu elevar 10 metros acima do solo e percorreu cerca de 450 metros, um voo que durou um total de 169 segundos.
O voo teve lugar este domingo, dia 15, e mostra que o Ingenuity conseguiu ultrapassar largamente os objetivos iniciais traçados pela NASA. Recordar que a agência espacial norte-americana esperava realizar apenas cinco voos.
Apesar deste sucesso, a NASA adianta que o próximo voo do Ingenuity será o mais “ambicioso” até agora, uma vez que o helicóptero terá de voar acima de terreno mais acidentado. O objetivo será recolher imagens aéreas para a equipa encarregue do rover Perseverance, que decidirá assim se deverá explorá-la de forma mais atenta.
Leia Também: Nova fotografia de Marte. Consegue encontrar o rover Perseverance?
A dozen for the books!The #MarsHelicopter’s latest flight took us to the geological wonder that is the “South Séítah” region. It climbed 32.8 ft (10 m) for a total of 169 seconds and flew ~1,476 ft (~450 m) roundtrip to scout the area for @NASAPersevere. https://t.co/cM9xzI8rza pic.twitter.com/SDRVMpOPoo
— NASA JPL (@NASAJPL) August 17, 2021