Entre os meses de junho e agosto de 2021, as crianças portugueses passaram a maior parte do seu tempo online no YouTube e no Tik Tok, as aplicações mais procuradas pelos mais novos, de acordo com um estudo levado a cabo pela Kaspersky Safe Kids.
O mesmo estudo, que teve como principal objetivo descobrir como se alteraram os interesses e as necessidades das crianças durante o verão de 2021, revelou que a popularidade do Instagram desceu entre as gerações mais jovens.
"Este verão, as crianças portuguesas que utilizam dispositivos Android dedicaram a maior parte do tempo a pesquisas no Youtube (29,62%), seguindo-se o Tik Tok (18,17%), que conseguiu superar o WhatsApp (12,71%), acabando por ocupar o segundo lugar", pode ler-se na nota enviada às redações.
A empresa tecnológica Kaspersky sublinha que o padrão se repercutiu a nível global e que inverteu "a tendência verificada entre novembro de 2020 e abril de 2021 - em que o WhatsApp era líder de utilização".
"No entanto, dentro do território ibérico, existiu uma discrepância face à utilização do Instagram: em Espanha, este ocupou o quarto lugar na lista de utilização dos mais pequenos, enquanto que, em Portugal, a aplicação ficou em sétimo lugar, correspondendo a um valor percentual de 4,87%", acresce o comunicado.
Leia Também: Além de vídeos antivacinas, YouTube remove vários canais