Um grupo de investigadores liderados por Jeremy Smallwood, da Universidade do Nevada em Las Vegas, nos EUA, acredita ter descoberto um um sistema solar triplo - o GW Orionis - com um planeta que orbita as três estrelas.
“Sugerimos que a presença de um planeta gigante (ou planetas) no disco separa os discos interiores e exteriores. O disco na GW Orionis é muito provavelmente resultante de planetas por detetar - o primeiro planeta(s) numa órbita tripla”, aponta Smallwood.
De notar que esta não é a primeira vez que investigadores e astrónomos detetam sistemas solares com três estrelas, sendo que em outras ocasiões descobriu-se apenas planetas que orbitam em volta de uma ou duas estrelas. Esta é a primeira vez que se deteta um planeta que orbita as três estrelas do respetivo sistema solar.
“É muito entusiasmante porque torna a teoria da formação de planetas muito robusta. Pode significar que a formação de planetas é muito mais ativa do que pensávamos, o que é muito fixe”, notou o investigador que liderou a equipa responsável pela descoberta de acordo com o CNet.
Leia Também: NASA e Spacex preparam novo lançamento para o Espaço em 30 de outubro